Alfredo Pinheiro Marques
Aparício, Tenente Mil.º ‘Comando’ na
situação de reforma.
Nasceu no dia 11 de Dezembro de
1941.
Em 6 de Janeiro de 1964
Soldado-Cadete nº 909/63 da Escola
Prática de Infantaria (EPI – Mafra)
«AD UNUM»,
promovido a
Aspirante-a-Oficial Miliciano
Atirador de Infantaria e colocado no
Regimento de Infantaria 8 (RI8 –
Braga) «SENTINELA DO MINHO – BRAÇO
ÀS ARMAS FEITO»;
Em 1 de Setembro de 1964, tendo sido
mobilizado para servir Portugal na
Província Ultramarina de Angola,
embarca em Lisboa rumo a Luanda;
Aumentado à guarnição normal da
Região Militar de Angola (RMA) «AO
DURO SACRIFÍCIO SE OFERECE»,
colocado no Buenga Norte como
comandante de pelotão da 6.ª
Companhia de
Caçadores (6ªCCac)
«FORTE E GLORIOSA» do Regimento de
Infantaria de Sá da Bandeira (RISB)
«DO SUL É SENTINELA» - «O ÚLTIMO
SERÁ O PRIMEIRO»;
Em 9 de Junho de 1965 inicia no
Centro de Instrução de Comandos (CIC
– Luanda) «AUDACES FORTUNA JUVAT» a
frequência do 4.º curso de comandos;
Em 29 de Novembro de 1965,
qualificado com a especialidade
959-Comandos, fica colocado na 1.ª
Companhia de Comandos (1ªCCmds)
«AUDACES FORTUNA JUVAT» como
comandante de grupo de combate;
Em 8 de Outubro de 1966 embarca no
NTT 'Quanza' de regresso à
Metrópole;
Em 19 de Novembro de 1966 passa à
situação de disponibilidade como
tenente miliciano;
Em 11 de Março de 1967 agraciado com
a
No Colégio Militar, desempenha
funções de instrutor.
Em 10 de Junho de 1974 participa na
celebração do "Dia de Portugal",
levada a efeito defronte à Estátua
de Camões (sita em Lisboa no largo
homónimo).
Em 16 de Julho de 1974, casado e com
duas filhas de tenra idade,
voluntaria-se para regressar de
urgência a Angola e embarca no
Aeródromo Base n.º 1 (AB1 - Figo
Maduro) em vôo 'TAM' 'Boeing-707'
rumo à Base Aérea n.º 9 (BA9
-Luanda, junto com outros dois
oficiais, em missão naquele mesmo
dia sancionada pelo general Spínola,
a fim de apoiar localmente a
s acções
do gabinete do governador-geral
general Silvino Silvério Marques.
No dia 24 de Julho de 1974, véspera
da chegada a Luanda do indigitado
presidente da Junta Governativa de
Angola e novo Comandante Chefe das
Forças Armadas de Angola (CCFAA),
Almirante Rosa Coutinho,
precavidamente sai de Luanda com
outros dois oficiais, em viagem para
a capital distrital do Cuanza Norte.
Ao final da noite de 5 de Agosto de
1974, perante ameaças de prisão
lançadas pelo comité local do MFA
(Movimento das Forças Armadas),
embarca no aeroporto Craveiro Lopes
de regresso a Lisboa em vôo TAP, com
os demais militares que haviam sido
enviados em missão a Luanda pelo
general Spínola.
Em 9 de Setembro de 1974
voluntaria-se novamente para
regressar a Angola e embarca em vôo
civil com destino a Luanda, "a fim
de reactivar a ligação com
'comandos' lá residentes".
No dia 30 de Setembro de 1974, alvo
de mandado de captura emitido pela
JGA (Junta Governativa de Angola), é
forçado a fugir para o Sudoeste
Africano.
No final de Setembro de 1975 surge
no Chitado, fronteira sul de Angola,
integrado numa coluna para-militar
apoiada pelas SADF (South African
Defence Force) [Força de Defesa
Sul-Africana]
No final de Outubro de 1975, à
frente de meia centena de antigos
'comandos', ocupa, na baixa da
cidade de Sá da Bandeira, as
instalações do antigo batalhão do
Regimento de Infantaria 22 (RI22).
Durante o dia 4 de Novembro de 1975
segue do aeroporto da Mucanca em
avioneta civil com destino ao
aeródromo do Ambriz, a fim de
contactar o coronel 'comando' Santos
e Castro, comandante da frente norte
do ELNA (Exército de Libertação
Nacional de Angola).
Antes de 10 de Novembro de 1975,
perante o insucesso das acções do
ELNA (Exército de Libertação
Nacional de Angola) contra as FAPLA
(Forças Armadas Populares de
Libertação de Angola) e as tropas
cubanas, volta para o sul de Angola.
Durante a 1ª semana de Dezembro de
1975 ruma a Windhoek, saindo
definitivamente de Angola.
Mantém-se exilado na África do Sul.
Em 1984 regressa a Portugal, sendo
aceite na Associação de Comandos
como sócio nº 407.
No dia 10 de Junho de 1996 integra a
Comissão Executiva do III Encontro
Nacional dos Combatentes do
Ultramar.
Em 18 de Maio de 1997 é um dos
co-fundadores do "Movimento 10 de
Junho", participando em Belém até ao
ano 2000, nos Encontros Nacionais de
Combatentes.
Faleceu no dia 14 de Agosto de 2002,
na sua residência em Vale de Madeira
(concelho de Pinhel), como Tenente
Miliciano 'Comando' na situação de
reforma.
Está sepultado no cemitério
municipal de Pinhel.