Penha Garcia
assistiu no dia 25 de Abril à apresentação do conjunto
escultórico Memorial à Guerra, obra de Ana Moreira Mena
que presta homenagem aos combatentes da Guerra do
Ultramar e, em particular, três naturais de Penha Garcia
que nela faleceram.
Nesta instalação de arte pública, há figuras humanas que
evocam as vidas perdidas naquele conflito e um conjunto
de cravos alusivos ao 25 de Abril a envolver o tanque de
guerra presente há cerca de 30 anos num largo de Penha
Garcia.
Na apresentação oficial, o presidente da Câmara
Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, felicitou
Ana Mena por conceber uma obra que permite enquadrar a
presença do carro de combate naquela aldeia e, ao mesmo
tempo, "reforçar a nossa memória coletiva sobre os
combatentes da Guerra do Ultramar".
Recorde-se que a presença do tanque de guerra resulta de
uma oferta feita pelo Exército Português à Junta de
Freguesia de Penha Garcia, numa altura em que era
habitual a cedência de veículos militares abatidos ao
efetivo para ornamentar localidades portuguesas.
Uma vez que este modelo de carro de combate foi usado na
Revolução dos Cravos, ficou, desde essa altura,
instalado no antigo Largo 25 de Abril, hoje Largo do
Chão da Igreja.
O Memorial à Guerra foi idealizado por Ana Mena,
escultora e professora na Faculdade de Belas-Artes de
Lisboa, residente em Penha Garcia.
A apresentação pública da obra contou com a presença da
comunidade local, incluindo combatentes penhagarcienses
da Guerra do Ultramar e representantes do núcleo de
Castelo Branco da Liga de Combatentes.