28.04.2013 -
Presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Rio
Maior, Dra. Isaura Morais e pelo Secretário-geral da
Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Lucas Hilário, a
Junta de Freguesia de São Sebastião (Rio Maior), com o
apoio do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, e
a presença dos Núcleos de Alcobaça, Batalha, Leiria,
Marinha Grande, Peniche e Santarém com os respetivos
Guiões, homenageou os seus Combatentes, no dia 28 de
Abril, com uma missa celebrada pelo Rev.º Padre Diogo e
a inauguração de um monumento de homenagem aos
Combatentes da freguesia. A Cerimónia de Homenagem aos
Mortos contou com a presença de uma Força Militar da ESE
(Escola de Sargentos do Exército) e a Liga dos
Combatentes e a Junta de Freguesia depositaram duas
coroas de flores junto ao Monumento.
O Sr.
Presidente da Junta de Freguesia, também ele combatente
no Ultramar e sócio da Liga dos Combatentes, usou da
palavra para de uma forma sentida realçar o concretizar
deste antigo sonho bem como agradecer a todos os que
tornaram possível a sua execução.
O
Secretário-geral da Liga dos Combatentes no uso da
palavra realçou a importância destes monumentos,
referindo que no fim de semana foram inaugurados no país
quatro os monumentos, tendo referido também que o
memorial é um precioso contributo para a nossa memória
colectiva.
Encerrou esta
parte dos discursos a Presidente da Câmara Municipal de
Rio Maior, que manifestou a sua satisfação pela
realização do projeto tendo afirmado que neste monumento
perpetuaremos com todo o nosso respeito e gratidão
aqueles que, com o sacrifício da sua vida pessoal e
familiar, defenderam a Pátria nas mais diversas regiões
do Mundo.
Seguiu-se um
almoço de convívio com os convidados, combatentes e
familiares no total de 350 pessoas, sendo os géneros
oferecidos por combatentes da Freguesia e a sua confeção
efetuada também por voluntários.
No final do
evento exibiu-se a Banda Filarmónica da freguesia de São
Sebastião e os convidados e combatentes receberam uma
lembrança da inauguração do monumento.





