.

 

Início O Autor História A Viagem Moçambique Livros Notícias Procura Encontros Imagens Mailing List Ligações Mapa do Site

Share |

Brasões, Guiões e Crachás

Siga-nos

Fórum UTW

Pesquisar no portal UTM

Memoriais

 

Monumentos aos Combatentes e Campas

Em memória daqueles que tombaram em defesa de

Portugal na Guerra do Ultramar

 

Rio Maior

 

Para visualização dos conteúdos clique em cada um dos sublinhados

 

Listagem dos mortos naturais do concelho de Rio Maior

 

 
 
Freguesia de São Sebastião

Monumento de Homenagem aos Combatentes

Inaugurado no dia 28 de Abril de 2013

Fontes (texto e imagens):

Liga dos Combatentes

Cidadania RM - Rio Maior

 

28.04.2013 - Presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dra. Isaura Morais e pelo Secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Faustino Lucas Hilário, a Junta de Freguesia de São Sebastião (Rio Maior), com o apoio do Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes, e a presença dos Núcleos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Peniche e Santarém com os respetivos Guiões, homenageou os seus Combatentes, no dia 28 de Abril, com uma missa celebrada pelo Rev.º Padre Diogo e a inauguração de um monumento de homenagem aos Combatentes da freguesia. A Cerimónia de Homenagem aos Mortos contou com a presença de uma Força Militar da ESE (Escola de Sargentos do Exército) e a Liga dos Combatentes e a Junta de Freguesia depositaram duas coroas de flores junto ao Monumento.

 

O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, também ele combatente no Ultramar e sócio da Liga dos Combatentes, usou da palavra para de uma forma sentida realçar o concretizar deste antigo sonho bem como agradecer a todos os que tornaram possível a sua execução.

 

O Secretário-geral da Liga dos Combatentes no uso da palavra realçou a importância destes monumentos, referindo que no fim de semana foram inaugurados no país quatro os monumentos, tendo referido também que o memorial é um precioso contributo para a nossa memória colectiva.

 

Encerrou esta parte dos discursos a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, que manifestou a sua satisfação pela realização do projeto tendo afirmado que neste monumento perpetuaremos com todo o nosso respeito e gratidão aqueles que, com o sacrifício da sua vida pessoal e familiar, defenderam a Pátria nas mais diversas regiões do Mundo.

 

Seguiu-se um almoço de convívio com os convidados, combatentes e familiares no total de 350 pessoas, sendo os géneros oferecidos por combatentes da Freguesia e a sua confeção efetuada também por voluntários.

 

No final do evento exibiu-se a Banda Filarmónica da freguesia de São Sebastião e os convidados e combatentes receberam uma lembrança da inauguração do monumento.

 

 

 

 

 

 

 

© UTW online desde 30Mar2006

Traffic Rank

Portal do UTW: Criado e mantido por um grupo de Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar

Voltar ao Topo